Mais de 4 mil participantes de todo o Brasil estão reunidos em Brasília para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. O evento tem como objetivo debater e propor políticas públicas voltadas à garantia da igualdade de gênero e à defesa dos direitos femininos.
Márcia Alves de Figueiredo, integrante da Rede Equidade do Senado e coordenadora de projeto da Assessoria de Participação e Diversidade do Ministério de Minas e Energia (MME), participou da conferência e expressou sua emoção em fazer parte deste momento histórico.
Um dos pontos altos do evento foi a sanção do projeto de lei 386, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estendendo a licença-maternidade para 120 dias a partir da alta hospitalar para todas as trabalhadoras. Além disso, a lei 8.213, que amplia o prazo de recebimento do salário-maternidade, também foi sancionada.
A Rede Equidade apresentou, durante a conferência, uma proposta para a criação de um Plano Nacional de Paridade de Gênero no serviço público. O plano visa estabelecer diretrizes, metas e ações interseccionais com o objetivo de garantir a equidade entre homens e mulheres nos âmbitos federal, estadual e municipal, promovendo um equilíbrio em diversas profissões e setores.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br









