Iniciada nesta segunda-feira (15), uma nova campanha do Movimento Fique Esperto visa alertar e proteger a população com 60 anos ou mais contra golpes e fraudes na internet. A iniciativa, liderada pela Nacional de Telecomunicações (Anatel) em colaboração com entidades privadas, tem como objetivo principal aumentar a conscientização sobre a importância da segurança digital.
Durante todo o mês, a campanha disseminará dicas de segurança online através de mensagens educativas nas redes sociais da Anatel. O foco principal é fornecer orientações claras e práticas para prevenir situações de risco, como o roubo de dados pessoais no ambiente digital.
Entre os conselhos destacados pela campanha, estão a importância de verificar a autenticidade e a segurança dos endereços de sites acessados. Além disso, a campanha enfatiza a necessidade de desconfiar de ligações ou mensagens suspeitas, confirmando identidades em chamadas, especialmente aquelas que possam utilizar inteligência artificial para fins fraudulentos.
A proteção nas redes sociais também é um ponto crucial da campanha, com recomendações para manter perfis privados e verificar cuidadosamente os pedidos de amizade recebidos. Essas medidas simples podem contribuir significativamente para a segurança online dos usuários.
O movimento Fique Esperto conta com a participação de 19 instituições parceiras, que unem esforços com a Anatel para promover a segurança digital. Mais informações sobre a campanha e dicas adicionais estão disponíveis no fe.seg.br. A iniciativa busca capacitar os idosos a utilizarem a internet de forma segura e informada, minimizando os riscos de serem vítimas de fraudes e golpes online.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br









