O Sistema Único de Saúde (SUS) receberá um aporte de R$ 2,5 bilhões do Ministério da Saúde. O investimento tem como objetivo a construção de novas unidades de saúde, incluindo unidades básicas, policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), abrangendo 26 estados brasileiros.
O anúncio, feito nesta sexta-feira, coincide com a chegada de 322 novos médicos especialistas que iniciaram suas atividades em 156 municípios distribuídos nas cinco regiões do país. No total, serão 899 novas unidades de atendimento, visando ampliar a oferta de serviços de saúde em todo o Brasil. Ambas as iniciativas integram o Programa Agora Tem Especialistas.
A maior parte dos médicos especialistas recém-chegados será destinada ao atendimento de pacientes da rede pública no interior do país, buscando ampliar o acesso da população à assistência médica nas regiões mais carentes.
Além de atuarem na rede pública, os médicos contarão com o apoio e a mentoria de profissionais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi) do SUS.
O Programa Agora Tem Especialistas também disponibilizou quatro mil bolsas de residência, sendo três mil para Residência Médica em especialidades como anestesiologia, radiologia e cirurgia oncológica, e mil bolsas para Residência em Área Profissional de Saúde, abrangendo especialidades como Saúde da Mulher, Saúde Mental e Enfermagem Obstétrica, entre outras. As inscrições para as bolsas estarão abertas até o dia 30 de outubro.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br









